domingo, 28 de janeiro de 2018

Tu Ou Você

Quem trabalha com público tem de adoptar uma fala conivente com a função que exerce. E nem é preciso trabalhar-se em tais condições para o saber. Sabe-se que quando não se conhece uma pessoa de lado algum o "tu cá tu lá" é de mau tom.
Mas há gente que não sabe.
Uma das lojas onde costumo comprar sapatilhas aqui na Invicta é a Sportino (passo a publicidade). Tem uma grande variedade de estilos e marcas e os preços são acessíveis.
O que não é acessível é o tratamento. Pelo menos o desta semana.

Tendo encomendado umas sapatilhas fui busca-las ao sair do emprego e ao chegar lá deparo-me com uma funcionária que devia ter +/- a minha idade. Entendo que algumas lojas tenham como prerrogativa a ideia de estreitar o laço loja-cliente mas tratar o cliente constantemente por "tu" não ajuda muito.

Vejam o meu caso. Eu tenho 28 anos. Não sou nenhum "senhor", tão pouco sou "Doutor" ou muito menos um idoso em crescimento. Mas a euforia do tratamento da lojista parecia saída de um episódio daquelas temporadas mais rascas dos "Morangos com Açúcar".

Epá fica mal. Por diversas vezes atendi pessoas mais novas do que eu ou da mesma faixa etária e nunca me dirigi a ninguém por "tu". 

" - Olha tu carregas no verde primeiro."
" - Olha a que horas é que queres apanhar o barco?"

É uma paneleirice de etiqueta que me incomodou um bocadinho. Ainda incomoda. Não podemos cair na banalidade em tudo.

2 comentários:

  1. TU és um snob! E eu que fico tão feliz quando isso acontece! Faz-me sentir muito mais nova! Chateia-me muito mais quando me tratam por "você" ou por "senhora".

    Beijinho.
    O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook| |Instagram| |Twitter|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês mulheres lidam com a idade muito pior do que nós por isso... :p

      Eliminar