terça-feira, 3 de julho de 2012

Eu E História


Já devo ter dito algures a minha área de estudos universitários. Não sei é se já disse o fascínio que tenho por História, tenho mesmo. Nestes dias entretenho-me a ver romances históricos, a ler pela milésima vez os livros da Phillippa Gregory... Para a maioria das pessoas História resume-se simplesmente a uma série de datas combinadas com a sucessão de dinastias, reis etc, esse também não é o tipo de História que me fascina. Ao contrário de outros campos de estudo em que 1 + 1 têm de ser precisamente 2, em História podemos sempre dar umas voltas à coisa para justificarmos a nossa resposta. Convém dizer também que para mim a verdadeira História, a mais interessante está antes da revolução industrial, as máquinas tornaram tudo tão banal, sem alma. Ver certos salamaleques tão desusados dá vontade de voltar a uma época que não se pode comparar com esta. Sei que que é um erro tentar viver-se no passado, mas como se costuma dizer, mais do que se gostar de alguém com futuro, esse alguém tem obrigatoriamente de ter um passado.

3 comentários:

  1. História para mim é decorar xD Lembro-me que, quando estava na escola, abri o livro para estudar e bocejei ainda antes de ter lido uma única palavra xD Achava chato...mas gostava da parte inicial, das civilizações egípcias e gregas =)

    ResponderEliminar
  2. Um dos motivos pelos quais vim para L.H. é o meu fascínio pela história. Acho que conhecer o nosso passado é muito importante e deveras fascinante, há tanta coisa fantástica para descobrir! Gosto de coisas que evoquem o passado. Gosto de ir às minhas raízes e aprender mais sobre de onde vim e como cheguei aqui. Este fascínio foi-me incutido pela minha mãe, a minha casa tem alguns objectos de decoração reaproveitados de coisas que diziam algo à minha mãe. Por exemplo o lampião que o meu usava para vir das minhas, o móvel onde a minha avó amassava o pão, etc. A minha parte favorita da história é entre a guerra mundial até aos nos 80. Tenho um fascínio pela 2ª Grande Guerra, os meus filmes favoritos são Pearl Harbor e o Pianista, isso diz tudo! História + guerra + romance = filme fantástico! Desculpa o looongo comentário. História é entusiasmante! Beijinhos!

    ResponderEliminar