domingo, 9 de setembro de 2012

Melanie C - Stages [Review]


Data de lançamento: 09/09/12

Tracklist:
01. Maybe This Time
02. Another Hundred People
03. I Know Him So Well
04. Aren't You Kinda Glad We Did?
05. I Don't Know How To Love Him
06. Both Sides Now
07. Ain't Got No/I Got Life
08. I Just Don't Know What To Do With Myself
09. I Only Have Eyes For Me
10. Tell Me It's Not True
11. My Funny Valentine
12. Something Wonderful

Ter pertencido a uma girlsband de qualidade duvidosa [mas muito bem sucedida] e contar com alguns dos seus temas nas bandas sonoras das telenovelas da TVI não são factores que joguem a favor de Melanie C no que toca à angariação de fãs. Muitos dos seguidores das Spice Girls deixaram de prestar atenção a Melanie após o seu segundo álbum, "Reason" que ficou muito aquém da estreia "Northern Star", sendo este "Stages" o sexto álbum a solo da senhora [com um EP pelo meio] e há para todos os gostos. Há uma necessidade premente da cantora de dar um ar mais rock e alternativo aos seus trabalhos e no entanto o apelo pop tem de estar sempre lá presente, as massas vendem. Pensando ou não nas massas, este novo álbum reúne uma série de temas de musicais mais ou menos conhecidos por uns do que por outros interpretados à maneira da Britânica. Com experiência de palco em peças como “Blood Brothers” ou “Jesus Christ Superstar” este álbum acrescenta outros temas de musicais com uma participação da baby spice [quem é que se lembra de ouvir isto?] Emma em “I Know Him So Well”.
Na generalidade não sou fã de trabalhos que se baseiem em covers/recriações de materiais já existentes, acredito que cada artista tem um estilo e resumir-se a cantar temas de outrem não ajuda de todo a ter a originalidade do dito em causa. Para juntar à minha lista de desconfianças em relação a este lançamento está o EP “The Night” lançado este ano com o/a DJ Jodie Harsh [eu não sei bem se é homem ou mulher, procurem no Google e surpreendam-se como eu me surpreendi, embora já nada me surpreenda nesta vida]. Foi uma péssima incursão pelo mundo da dance music, não por causa dos préstimos vocais da Sporty Spice mas pelo instrumental a fazer lembrar aquelas batidas degradantes de jogos pinball.
Mas há que reconhecer que a cantora jogou com o baralho todo desta vez  por que o álbum instrumentalmente está bombástico, com umas orquestrações a lembrar as do álbum anterior, “The Sea” e canções mid-tempo como “Another Hundred People” e “Ain’t Got No/I Got Life” que ajudam a afastar o ambiente um pouco lamechas a fazer lembrar “This Time”.
Outro ponto a favor é a ausência de apelo comercial em relação a este lançamento. É, como eu referi em relação ao último álbum de Liv Kristine, somente a cantora [nesta caso Melanie C] a cantar, sem tentar chegar a um número gigantesco de pessoas ou na esperança de vender milhões de discos. E isso é de louvar por que nos seus registos anteriores apesar da originalidade existia sempre aquela musiquinha a destoar completamente com o propósito descarado de passar nas rádios mesmo que isso não a fizesse subir mais uns lugarzitos nas tabelas de vendas.
Em suma, mesmo quem não gosta de musicais, ou não conhece os musicais de onde estes temas foram tirados, ouçam o álbum quanto mais não seja por causa da voz da Melanie C que desde pequenino pensei ser daquelas cinco moças a que mais talento tinha e no fim de contas mais de dez anos volvidos e a julgar pelo número de discos lançados por cada uma delas é possível comprovar tal facto. 
8/10




2 comentários:

  1. Havia um miudinho vizinho de um amiga minha que uma vez me viu e achou que eu era a Mel C :p

    ResponderEliminar
  2. loool oh Rita devia ser por causa da franja olha.
    http://www.youtube.com/watch?v=k4fa_ytiIaI
    :D
    mas de resto nada a ver mesmo.
    ps: eu acho que passei por ti há uns dias mas sou tão despistado que tenho sempre medo de cumprimentar a pessoa errada xD

    ResponderEliminar