domingo, 14 de outubro de 2012

Mover O Realíssimo

Seguindo o post da Inês começo por dizer que a quantidade de pessoas que ainda nem acabou os estudos e já se está a preparar para ir com o seu realíssimo para outro lado é assustadora. Não estámos nós a tornar-nos nos "pretos" que vinham para Portugal fazer o que mais ninguém queria fazer? Algo que não é somente dos jovens mas sim de todas as pessoas que vejo a dizer querer ir para o estrangeiro é que não há um plano estabelecido, uma ideia,  nada. Eu próprio a ir para fora, provavelmente irei às cegas, a ver o que agarro primeiro. Onde estão aqueles anos em que as pessoas trabalhavam naquilo que queriam e não naquilo que vinha primeiro à rede?  Este ano, com uma licenciatura acabada de tirar, um dos meus primos conseguiu ficar a trabalhar como engenheiro de informática na empresa onde estagiou, nem todos têm essa sorte. Quem é de letras, como eu, tem na maioria das vezes, de se sujeitar a fazer o que aparecer ou então, como disse em cima, ir com o seu realíssimo daqui para fora.
O mundo dá muitas voltas e por incrível que pareça nós agora somos uma praga tão insuportável como os Chineses e Africanos são para Portugal. 

3 comentários:

  1. Eu própria penso em ir para fora, mesmo sabendo que o meu curso ainda deve ser aquele em que há mais empregabilidade.
    Acho que os jovens estão a desistir de Portugal, mas Portugal desistiu primeiro deles, pelas condições precárias que oferece...

    ResponderEliminar
  2. Eu quero ir, aliás já fui, voltei e quero ir outra vez porque isto aqui é de cortar os pulsos. Mas só vou quando tiver alguma coisa em concreto, não sou maluca de ir sem ideias. Infelizmente a minha área também não está grande coisa. Temos de arriscar.

    ResponderEliminar