terça-feira, 13 de novembro de 2012

Do Trabalho E Da Experiência



Já quando andava no secundário  e precisei de estagiar me dei conta deste triste paradoxo. É um paradoxo tão ou mais ridículo como o Governo querer que a economia melhore enquanto reduz  os salários dos trabalhadores a olhos vistos.
Os estágios que realizei no secundário eram gratuitos, não precisavam de pagar o quer que fosse e mesmo assim a maioria das empresas não queria. Muito provavelmente por pensarem que ter um estagiário implicaria ter de explicar tudo como se viéssemos todos da Parvónia.
Passando os olhos por anúncios de emprego é do que mais se vê. Será que é assim tão difícil perceber que irá chegar uma altura [provavelmente já chegou] em que as empresas terão de se render às evidências de que hoje em dia não há possibilidade de se conseguir ter experiência no que quer que seja pois não há trabalho?  Claro que há cargos que implicam ter conhecimentos de empregos prévios mas noutros é ridícula a lista de exigências que fazem e muitas das vezes para pagarem uma vergonha. Dá vontade de inventar uma série de cartas de recomendação do pé para a mão para aldrabar esta gente. Depois ainda existem os fantásticos "Quer ganhar muito dinheiro em pouco tempo?"  Opá que paródia, quando vejo anúncios desta índole lembro-me logo do papel afixado à porta da cantina da FLUP: "A refeição é constituída por um prato de carne OU peixe Ou dieta OU vegetariano...". Ou seja, hoje em dia NÃO DÁ para se ganhar muito em pouco tempo, uma pessoa tem de escolher entre ganhar muito ou trabalhar pouco tempo. Ou escolher não trabalhar por que este tipo de anúncios são uma grande aldrabice. 

3 comentários:

  1. Estou a passar por uma situação dessas, quero arranjar um part-time e tudo o que me interessa/dá mais jeito de horário pedem experiência de 2 anos no cargo! Tipo é o meu primeiro emprego é obvio que não tenho experiência e acredita não são empregos que exigem qualificações -.-
    Como eu, milhões de pessoas..

    ResponderEliminar
  2. Eu, quando acabei o curso e comecei à procura de emprego, deparei-me com a situação da imagem... Até que um dia, numa entrevista, arrisquei e disse: "se nunca me derem oportunidade, eu nunca terei experiência!" O entrevistador gostou da minha atitude e eu fiquei com o trabalho! :-)

    E outra coisa que eu não entendo é o limite de idade: mas uma pessoa com mais de 40/50 anos é velha???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a idade é uma faca de dois gumes, se por um lado se é demasiado novo para a reforma pelo outro já se é velho demais para começar uma nova carreira laboral...
      gostei da tua atitude, eu provavelmente não teria perguntado...
      e muito obrigado pelos comentários que deixaste aqui :)

      Eliminar