terça-feira, 20 de novembro de 2012

Kelly Clarkson - Greatest Hits: Chapter One [Review]


Data de lançamento: 16/11/12

01 Since U Been Gone
02 My Life Would Suck Without You
03 Miss Independent
04 Stronger [What Doesn't Kill You
05 Behind These Hazel Eyes
06 Because Of You
07 Never Again
08 Already Gone
09 Mr. Know It All
10 Breakaway
11 Don't You Wanna Stay
12 Walk Away
13 Catch My Breath
14 People Like Us
15 Don't Rush
16 A Moment Like This
17 I'll Be Home For Christmas

A par das covers considero álbuns de greatest hits uma perda de tempo. Convenhámos que na maioria das vezes ninguém irá ficar a conhecer um artista por causa de um lançamento deste género e todos os fãs já conhecem os temas que aí figuram, salvo um ou outro tema novo que seja adicionado propositadamente. Esta colectânea surge na altura em que a cantora já tem cinco álbuns de estúdio e já se pedia um resumo de uma carreira que começou há quase dez anos. Porém a verdade é que o resultado final é desapontante de vários pontos de vista começando pela omissão praticamente total do terceiro álbum "My December" do qual somente figura a faixa 07 ou seja não interessou à editora um álbum que não foi feito para agradar às massas e que mostrasse uma artista diferente. "Não vendeu bem? Não era o que seria de esperar de uma cantora pop? Vamos omiti-lo como se nunca tivesse existido!". O que é uma pena por que teria sido uma mais valia para salvar este álbum redundante  Até músicas em que é somente convidada [faixa 11] foram colocadas ao invés das suas próprias.
Kelly Clarkson conseguiu desde cedo algo que muitos artistas não conseguem numa carreira inteira: firmar um estilo. Com mais ou menos fãs manteve esse estilo desde o seu "Breakaway" e por aí continuou. No entanto enquanto que em outras colectâneas como [a título de exemplo] "Greatest Hits: My Prerogative" de Britney Spears ou "Keeps Gettin' Better: A Decade Of Hits" de Christina Aguilera é efectivamente possível notar uma maturação da sonoridade, aqui torna-se impossível o que leva à triste conclusão [que desde há muito me assombra] de que Kelly Clarkson está a fazer o mesmo álbum há anos. Não que isso torne os seus álbuns maçadores ou provas de uma falta de criatividade mas vistos nesta retrospectiva de carreira é a sensação que fica a quem ouve esta colectânea. 
Depois para compensar a compra deste resumé juntam-se três temas inéditos [faixas 13, 14, 15] que parecem ter sido feitos em cima do joelho para serem incluídos neste lançamento e que não se enquadram de todo na sonoridade do conjunto. E posso só falar da imbecilidade que foi colocarem um tema de Natal [ainda para mais uma cover] a fechar o alinhamento? Uma tema que foi incluído somente num Ep de Itunes Sessions? 



No final este álbum serve para que se veja tudo o que NÃO se deve fazer numa colectânea, transformando uma carreira de sucesso numa carreira de redundâncias. 
_/10




Sem comentários:

Enviar um comentário