quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Alfie Boe - Storyteller [Review]


Data de lançamento: 09/11/12

Tracklist:
01 Bridge Over Troubled Water
02 The Sun Ain’t Gonna Shine Anymore
03 I Can’t Help Falling In Love With You
04 It’s Over
05 If I Can Dream
06 Angie
07 Shine A Light
08 Everybody’s Talking
09 It’s Now Or Never
10 Please Don’t Let Me Be Misunderstood
11 Angel From Montgomery
12 Wayfaring Stranger
13 Rank Strangers To Me

Cantar demasiado bem pode arruinar um álbum? Pode pois, chama-se a isso [em inglês] “oversinging” e “Storyteller” é um bom exemplo disso.
Alfie Boe foi, numa entrevista, mencionado juntamente com Katherine Jenkins, como uma espécie de “vergonha” para esta nova vaga de cantores que procuram levar a música clássica a um maior número de pessoas fazendo covers de temas pop ou simplificando as ditas músicas clássicas. Tendo ouvido os dois álbuns anteriores [que se seguiam por essa premissa, uma junção dos dois mundos] achei tal acusação infundada pois estes não eram algo de que o cantor se devesse envergonhar. No entanto este lançamento foi ao encontro ao que fora dito na referida entrevista.
Alfie Boe não é um cantor versátil. Tem uma boa voz no que toca a músicas clássicas, mas não é versátil. Cantoras como Katherine Jenkins ou Sarah Brightman sabem moldar a voz ao tipo de tema que interpretam enquanto que Alfie se limita à sua voz de tenor que não assenta em qualquer tipo de sonoridade.
Nunca tiveram a curiosidade de ouvir “Don´t Let Me Be Misunderstood” de Nina Simone cantada por um tenor? Se a resposta é negativa, mantenham-na. É talvez das coisas mais assustadoras de sempre. E “Storyteller” é constituído por outros slows que não precisavam e não são compatíveis com a voz de Alfie. Ao contrário dos álbuns anteriores não há nenhuma música que seja o momento “WOW”, permanece-se sempre naquele estado de monotonia agonizante, algo que satura o ouvinte ainda antes de terminar a primeira audição.
A orquestração está soberba, e um tema como “Angel From Montgomery”, no entanto a ideia de que “Storyteller” não é um álbum para ser levado a sério continua lá, como a fazer-nos lembrar que não precisámos somente de uma boa voz para se ter um álbum igualmente bom.
Em suma, Alfie tentou sair dos lugares comuns que são este tipo de álbuns e nisso ninguém lhe pode apontar o dedo. Mas foi uma tentativa falhada, tanto na escolha dos temas como na percepção de que a sua voz não é tão versátil como o próprio gostaria certamente que fosse. Agora pode voltar a fazer os seus álbuns com temas que já toda a gente conhece mas que certamente cantará melhor do que este conjunto de slows.

Não ouçam “Storyteller”, a sério. 

PS: Peço desculpa pela review tardia atendendo à data de lançamento do álbum.

03/10




5 comentários:

  1. sim, mas tu escreveste "foi de encontro" e a maneira correcta de dizer é "foi ao encontro" ahah

    ResponderEliminar
  2. e então? eu ainda estou na faculdade, é normal que tenha estas coisas mais presentes que tu.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho medo de sair, GOD, eu acho que me vou entregar aos tubarões, sem qualquer dúvida!

    ResponderEliminar