terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A Moda Dos Estágios Profissionais

Aquando a minha ida ao Centro de Emprego passei também pelo GIP cá da terrinha. Sim, a minha terra é um fim do mundo pegado mas tem um GIP, no qual me indicaram um site que eu desconhecia dedicado exclusivamente a trabalhos na área da comunicação, Carga de Trabalhos. Visito-o todos os dias religiosamente desde então e já pude verificar que nesta área também existe aquele tipo de empregos cancerosos que não interessam a ninguém, que respondem pelo nome de "estágios curriculares". Corrijam-me se estiver enganado mas do pouco que li nos anúncios a pedirem estagiários esta é uma forma muito pomposa de se dizer: "trabalhas de borla, pagamos-te os transportes e a alimentação [com sorte] e pode ser que num futuro próximo integres a nossa empresa [se tiveres ainda mais sorte]."
Quando estive no secundário tive de realizar estágios curriculares durante os três anos e era também uma grande mentira que nos pregavam logo ao início, a possibilidade de podermos ficar a trabalhar nas empresas onde realizávamos o estágio. Não digo que não acontecesse mas se aconteceu foi com uma minoria muito muito pequena.
É triste por que já vi diversos anúncios interessantes os quais paro imediatamente de ler mal vejo o cargo que pretendem preencher.

2 comentários:

  1. Quanto aos estágios é verdade, o bom é que ganhas experiência na área!

    ResponderEliminar
  2. estágio profissional nada tem a ver com estágio curricular dos cursos!! o meu curso não tinha estágio integrado...no fim da licenciatura vim fazer estagio profissional de 9 meses (remunerado com o salário que a licenciatura merece)...
    Estou cá desde que o acabei :) o estágio profissional só o podes fazer uma vez, acho eu...por isso é bom que seja bem aproveitado!!! E sim, ganha-se bem :)

    ResponderEliminar