sábado, 2 de fevereiro de 2013

Kimberley Walsh - Centre Stage [Review]




Data de lançamento: 1 de Fevereiro  [Irlanda]
Género: Musical Theatre*
País: Reino Unido
Classificação: 

Tracklist [Versão Deluxe iTunes Store]:
01 One Day I'll Fly Away [Moulin Rouge!]
02 On My Own [Les Misérables]
03 Somewhere [West Side Story]
04 Falling Slowly [Featuring Ronan Keating] [Once]
05 Memory [Cats]
06 Defying Gravity [Wicked]
07 I Still Believe [Featuring Louise Dearman] [Miss Saigon]
08 Dreams Can Learn To Fly] [Original]
09 Another Suitcase In Another Hall [Evita]
10 Hushabye Mountain [Chitty Chitty Bang Bang]
11 As Long As He Needs Me [Oliver!]
12 You First Loved Me [Original]
13 One Day I'll Fly Away [The Alias Club Mix] [Moulin Rouge!]
14 Easy Terms [Blood Brothers]
15 Someone To Watch Over Me [Oh, Kay!]
16 Tomorrow [Annie]

*Para quem não conhece do que trata este este estilo musical, uma pequena definição pode ser encontrada AQUI.

A par de Sarah Harding, Kimberley Walsh era o único membro da girlsband Girls Aloud a não ter a sua aventura a solo. Cheryl Cole, Nadine Coyle e Nicola Roberts tiveram sucessos diferenciados no que toca aos seus álbuns mas mesmo assim Kimberley decidiu tentar a sua sorte num registo que se pretendia diferente das colegas. A idade já não é propensa à passagem da imagem de "menina rebelde" e embalada pela onda de lançamentos direccionados para os musicais surge "Centre Stage". Lançado pela Decca [conhecida por lançar álbuns de música clássica/ópera e semelhantes] a ideia inerente seria fazê-lo passar por um álbum da mesma estirpe [até em convidados como o tenor Alfie Boe no tema "One Vision" disponível em outra das versões deluxe do álbum  e a actriz Louise Derman em "I Still Believe" se verifica essa vontade] algo que ficou a meio caminho de ser bem conseguido.

"Centre Stage"  é o típico álbum orquestrado brilhantemente para fazer sobressair uma voz não tão brilhante.  Depois estamos perante um conjunto de temas entre os quais somente figuram dois temas originais, ou seja, nos restantes a cantora é uma mera interprete que tenta interpretar os temas o melhor que consegue.  Os convidados  ao invés de fazerem brilhar os temas em que participam limitam-se a prestações vocais básicas e rapidamente esquecidas como se não fosse necessário esforçarem-se para que o álbum tivesse um pouco mais de brilho.

O tema de abertura mostra rapidamente a fragilidade vocal da cantora assim como a sumptuosidade da orquestração ["You First Loved Me"  um dos temas originais oferece outro brilhante momento orquestral]. "Memory" , "Hushabye Mountain" são mais dois exemplos do fraco limite vocal de Kimberley. Mais ainda, é possível ouvir-se o esforço que a cantora faz para tentar ir mais além sem no entanto conseguir dar mais da sua voz. No entanto consegue perfeitamente mostrá-la nos dois temas originais [assim como em "Defying Gravity" o tema mais ambientado para a pop do alinhamento, a par do remix do primeiro single] e nos temas finais, num estilo mais acústico e propenso à atmosfera cor-de-rosa que seria pretendida em "Centre Stage".

Este não é um mau álbum. Mas para iniciar uma carreira a solo num estilo diferente daquele a que se está associado durante anos não foi uma tentativa bem sucedida. Os temas originais aí presentes mostram que a cantora tem mais para mostrar tanto a nível vocal como instrumental do que aquele que mostra aqui ficando a pergunta no ar: Por que não se apostou num alinhamento mais original e menos previsível? Se for pretendida continuidade nesta carreira a solo Kimberley terá de subir a fasquia. E muito.


"One Day I'll Fly Away" do musical "Moulin Rouge!" foi o primeiro [e único até à data]  single de "Centre Stage", lançado a 4 de Janeiro.





4 comentários:

  1. Humm vou arriscar e vou ouvir todas :)

    ResponderEliminar
  2. Um dia vais mudar. Porque não procuras emprego cá? Sempre tens uma desculpa xD

    ResponderEliminar
  3. Não és ganancioso, são os € que te alimentam. E não me ofendeste lol eu estava a brincar xD

    ResponderEliminar