quarta-feira, 3 de abril de 2013

The Band Perry - Pioneer [Review]


Data de lançamento: 02 de Abril 
Estilo: Country
Pais: Estados Unidos
Classificação: 

Tracklist [Target Deluxe Edition]:
01 Better Dig Two
02 Done.
03 Don't Let Me Be Lonely
04 Pioneer
05 Forever Mine Nevermind
06 Night Gone Wasted
07 I Saw A Light
08 Mother Like Mine
09 Chainsaw
10 I'm A Keeper
11 Back To Me Without You
12 End Of Time
13 Gonna Be Ok [Faixa Bónus]*
14 Once Upon A Time [Faixa Bónus]*
15 Lucky Ones [Faixa Bónus]*
16 Peaches And Caroline [Faixa Bónus]*

* Segundo me foi dito, as faixas bónus presentes na edição em análise são aproveitamentos de demos já existentes aquando o lançamento do primeiro álbum em 2010.

Não é bom quando uma banda que considerámos medíocre nos surpreende com um álbum como "Pioneer"? The Band Perry conseguiram na sua estreia homónima há três anos criar momentos engraçados [como "You Lie"] ou introspectivos ["If I Die Young", "Postcard From Paris"] mas no geral tinham um som mediocre pautado por uma monotonia, algo que desaparece totalmente neste novo álbum.

"Better Dig Two", o single de estreia, abre o alinhamento e mostra a melhor parte de todo este álbum, a veia humoristico-obsessiva que consegue despontar uns quantos sorrisos apoiados num instrumental muito tradicional com o violino à cabeça.
"Done", o segundo single vai pelo mesmo caminho, mas é impossível ficar-se indiferente a algo como "You crossed the line too many times / I'm gonna put you in your place / You play with dynamite don't be surprised /when I blow up in your face / Oh my, oh my".

"Dont Let Me Be Lonely" enceta as baladas do álbum, criando um momento não muito memorável mas ainda assim melhor do que a maioria das que figuravam no primeiro álbum, com um solo de guitarra incluído. O tema título começa num acústico que parece quas euma história que se está a contar à beira da fogueira, "your mother is adventure /your father is the wild" mais um momento feliz na escrita da banda ajudada pela sua equipa de letristas, nem todos podem ser uma Taylor Swift e escrever um álbum por conta própria ficou provado que pelo menos para estes três o resultado é muito bom. Faixas como estas, servem para mostrar [caso duvidas restassem] a versatilidade de Kimberly Perry, muitos vocalistas são fracos cartões de visita das suas bandas, mas não é o caso. Recuso-me a ver Kimberly como "a nova Taylor Swift" pois o seu alcance vocal e versatilidade estão a anos luz longe da segunda [no bom sentido].

"Forever Mine, Nevermind" escrita com Bard Paisley começa com um coro a fazer lembrar música gospel, um estilo que volta a ser pescado em "I'm A Keeper". "Your Mother lost her favorite pearls/ the ones that you gave to me/ oh i lost them when i toss them/ on the day that you lost me". "I Saw A Light" uma balada om um óptimo final em crescendo dá lugar a "Mother Like Mine" uma bonita dedicação em acústico, exceptuando talvez "all the dishes would be cleaner/ if the world had a mother like mine", as mães não servem apenas para lavar pratos não é verdade? "Back To Me Without You" teria sido um melhor final para o álbum ao invés de "End Of Time" com um inspirado "if it's true home is where the heart is/ i guess now i'm homeless."

As faixas bónus são meramente ilustrativas, servem para mostrar que em casos como "Once Upon A Time" ou "Peaches And Caroline" ficou de fora material que supera em muito, algum do que figurou no primeiro álbum.

No final do álbum fica claro que não se inventou nada, não existem "pioneiros" por estas bandas .Apesar de para alguns ouvidos, "Pioneer" parecer já uma piscadela demasiado descarada a territórios mais vastos do que o território country, a verdade é que este foi o melhor álbum do género que ouvi este ano, não só em termos instrumentais como na construção lírica. É difícil encontrar um álbum em que cada música tenha uma particularidade que faça pertinente a sua inserção na tracklist, mas é o que acontece neste caso. E quando tudo vem de onde menos se esperava, a surpresa é ainda maior.


"Better Dig Two" foi lançado como single de apresentação a 29 de Outubro do ano passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário