quinta-feira, 2 de maio de 2013

Testes Do Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Ontem uma das notícias que mais vezes vi nos noticiários foi a constante menção ao número reduzido de candidatos que conseguiram passar no teste de acesso à carreira diplomática. Quando ia realizar a minha inscrição a data limite tinha terminado no dia anterior [ironias da vida]. A ver o exemplo de teste que o Ministério dos Negócios Estrangeiros disponibilizava no seu site e apesar de não achar difícil não era propriamente pêra doce. 

Ao ver três exemplos de perguntas que foram lançadas aos candidatos deste ano entristece-me saber que não saberia responder a nenhuma [mesmo se tratando de um teste de escolha múltipla]. E ao ver esses mesmos exemplos perguntei-me o porquê de os mesmos serem importantes para a função em causa. E lembrei-me do exemplo dos médicos. Para se entrar em medicina é preciso ter-se, digámos, 18,5 e um aluno não entra por que tem apenas 18,3. Não poderá este segundo aluno vir a ser melhor médico do que o primeiro?  

Infelizmente existem áreas em que por muito que saibamos  aquilo que sabemos de pouco nos serve para as funções que iremos desempenhar na sociedade.

2 comentários:

  1. Agora fiquei curiosa para ver as perguntas. Vou ver se vejo isso!

    ResponderEliminar
  2. Num universo de mais de 2000 candidatos, apenas 40 e poucos passaram no teste. Eu vi algumas das perguntas do teste de Cultura Geral e não achei difícil. Eu entendo o grau de exigência, afinal estamos a falar de diplomacia.

    Infelizmente a cultural geral anda pelas ruas da amargura... Mas não é agora: há uns anos fizeram um semanário fez um inquérito nas universidades, desde letras a ciências, de caloiros a finalistas, e era de chorar perante tanta ignorância! Tipo não saber quem foi o primeiro presidente democraticamente eleito após o 25 de Abril de 1974!

    ResponderEliminar