domingo, 2 de junho de 2013

Mau Ambiente

Custa-me falar do "mau ambiente"  que tenho em casa quando existem pessoas que lidam com problemas de alcoolismo, violência doméstica e afins, mas sempre evitei medir a minha felicidade em contraponto com as desgraças alheias. Por isso, por muito mal que outras pessoas possam estar, nada atenua o que sinto em relação ao ambiente familiar que me circunda.

Vivo num ambiente em que não fui obrigado a aprender nada e em que não se interessaram em saber se eu aprendia ou não, a preocupação era os estudos. Agora que os estudos estão concluídos e não sei fazer grande coisa, a idade é o melhor argumento para fazer notar a minha inutilidade.

Tenho 23 anos, já me falaram que se não começo a descontar rapidamente irei ficar com uma reforma misera. Se eu ainda estivesse a frequentar o mestrado que iniciei no ano passado também não estaria a descontar, mas isso não interessa.  O que interessa é que eu não tenho trabalho e isso cá em casa parece o fim do mundo, como se grande parte dos portugueses não estivesse desempregada, como se os meus pais não juntassem dinheiro todos os meses, como se a minha mãe não tivesse comprado uma carteira e porta moedas cavalinho o mês passado, como se eu não tivesse uma conta bancária que não é propriamente pequena, como se eu não vivesse numa aldeia onde uma viajem para a cidade mais próxima custa 3,55€, como se eu tivesse culpa de não ter experiência pois a mesma só se consegue trabalhando e o trabalho só se consegue com experiência.

Chego a um ponto em que questiono se o problema é meu ou do meio que me rodeia. Serei inútil ou as restantes pessoas extremamente exageradas? Quero acreditar que é a segunda opção. Muitos dos problemas de saúde que tenho sentido nos últimos tempos advêm do ambiente degradante que aqui se vive, um ambiente onde as pessoas que estão no fundo são gentilmente empurradas ainda mais para baixo, como que a ajuda-las a ter uma maior percepção da fossa.

4 comentários:

  1. Eu passei pela mesma fase depois de acabar o curso: não conseguia trabalho porque não tinha experiência e, clara, a experiência só se consegue com trabalho. Então um dia, cansada da lenga-lenga, numa entrevista disse: "Se nunca me derem uma oportunidade, eu nunca terei experiência! O senhor quando começou a trabalhar também não tinha experiência, e alguém deu-lhe uma oportunidade, certo? Então eu peço o mesmo, uma oportunidade!". E saí convencida que não seria escolhida, até porque antes e depois de mim estavam uma meninas giras e de mini-saia... Mas no dia seguinte, o homem telefonou-me e deu-me a tal oportunidade! Sorte? Talvez!

    Por muitas palavras que te digam, só tu sabes o que sentes, mas deixa-me dizer-te: não desista, porque um dia irás conseguir! Força!

    ResponderEliminar