terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Sobre O Orgulho Gay

Ao falar com um senhor da França e perguntando-me ele como era ser-se gay em Portugal respondo-lhe eu:

" - Já foi pior mas podia ser bem melhor."

Ao que ele me respondeu, entre outras coisas:

" ... be proud to be gay..."

Entre muitas coisas com as quais não me identifico neste meio está o conceito de "orgulho gay". Pura e simplesmente acho-o um conceito parvo. 

Para mim, orgulho deve advir de algo que batalhámos para conseguir, uma licenciatura, a carta de condução, algo para que trabalhámos efectivamente.

Por quê ter orgulho em ser-se homossexual? Para ir contra aquela parcela da população que abomina os gays e lésbicas? Para lhes dizer que somos pessoas como quaisquer outras? A meu ver é uma atitude presunçosa, quase como se se estivesse a afirmar que um homossexual é superior a um heterossexual só pelo facto de ser aquilo que nasceu para ser. Se um heterossexual se disser orgulhoso da sua orientação sexual [orientação essa que ele também não escolheu] então já estámos perante uma afirmação desagradável? 

É nestas coisas que dou por mim a pensar de quando em vez e deve ser por isso que tenho um feitio de merda, não consigo pactuar com certas coisas só para ficar bem na fotografia.  

6 comentários:

  1. Acho que tens toda a razão. Com cada vez mais igualdade, esse conceito de orgulho gay acaba por deixar de fazer sentido.

    ResponderEliminar
  2. Concordo!

    Love,Jenna
    http://veatravesdemim.blogspot.pt/
    veatravesdemim@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha pensado nisto assim mas tens toda a razão. Belo ponto de vista!

    ResponderEliminar
  4. eu concordo contigo a 100%. o que disseste é o que eu sempre disse a toda a gente.. e depois ainda dizem mal de mim por eu ter a mania que sou hetero e mais não sei o quê.

    ResponderEliminar
  5. Eu concordo contigo. Eu sou hetero e não preciso de ter orgulho na minha 'opção' sexual - o tema da 'opção' também dá pano para mangas, porque ninguém escolhe ser hetero, homo, bi, "whatever", como quem escolhe iogurtes, mas enfim...

    ResponderEliminar