sábado, 16 de agosto de 2014

Sobre A Trilogia "Mundos Paralelos"


Contém spoilers

Hoje acabei de ler a trilogia "Mundos Paralelos" de Philip Pullman e, Deus me livre, chega-se a uma altura em que ler os livros e ler a secção de necrologia do jornal é a mesma coisa devido ao elevado número de mortes que ocorrem em catadupa. É frustrante a quantidade de personagens que morrem nesta trilogia.

Não se fiem no filme que foi feito sobre o primeiro livro, "A Bússula Dourada", pois como muitos filmes baseados em livros, este fica milhas aquém da obra que o inspirou.

Achei brutal a aura dos três livros, à medida que ia lendo ia deixando de os ver como meros livros para crianças/adolescentes. Os temas que abordam e a forma como o fazem é mais adulta do que muitos livros técnicos. Questões relativas à evolução humana e animal, sobre a igreja, a morte e a vida para além desta, há espaço para tudo nestes três volumes.

Sou adepto dos finais felizes, por isso o final da trilogia é simplesmente, horrível. Não no sentido de não compensar ler os livros devido ao final da saga mas é um final muito triste... Mas leiam, vale bem a pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário