sexta-feira, 25 de março de 2016

Comam Logan Nesta Sexta-Feira Santa

O bom Cristão na Sexta-Feira Santa não come carne. Mas a Senhora minha mãe está sempre a dizer que eu sou só pele e osso. Por isso, tecnicamente, posso ser comido.
Assim sendo:


8 comentários:

  1. Não é não se deve comer carne. Na verdade, do ponto de vista religioso, não se devem comer coisas prazerosas, como marisco, por exemplo. Podes comer uma febra com arroz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Horatius, deve-se evitar comer carne.

      Eliminar
    3. Mark, o que disse acima foi uma citação indireta do padre aqui do campo. Segundo ele, criou-se este "mito" do não se poder carne nas 6.as feiras da Quaresma, porque dantes a carne era mais cara que o peixe, logo era um produto de "luxo", guardado para as festas. Hoje em dia isso já não tem o mesmo sentido, porque o peixe é mais caro que a carne.
      Mas como te disse, isto é o que ele diz. Se é mesmo assim ou não, já não sei :)

      Eliminar
    4. Segundo a tradição católica, não é que não se possa; deve-se evitar, assim como se deve evitar, como bem disseste, grandes banquetes, vulgo "não se deve comer muito e com satisfação".

      A Igreja continua a desaconselhar o consumo de carne à Sexta-Feira Santa. Não porque a "carne fosse mais cara do que o peixe", mas porque não comer carne seria um singelo modo de se respeitar o sofrimento físico de Cristo. Aliás, o ideal seria (o que pouquíssimos fazem) jejuar.
      Evidentemente, cada religião cristã seguirá o que lhe aprouver.

      p.s.: Para que não restasse qualquer dúvida, perguntei a um amigo licenciado em Teologia, que veio corroborar a posição que expressei acima.

      Eliminar