sexta-feira, 25 de março de 2016

Espanholices

As crianças de hoje em dia podem aprender Espanhol na escola. No meu tempo (old Logan speaking) a gente aprendia Francês e já estava com muita sorte! Por isso o Espanhol que falo, aprendi-o no trabalho e da consciência comum de que Espanhol e Português são muito parecidos.

A semana Santa é a época em que muitos Espanhóis vêm passar a Páscoa ao Porto e assim sendo, ontem a Ribeira estava atolada com eles. 
Passando nas bilheteiras para cumprimentar os meus colegas e vendo que uma delas estava com uma fila que nunca mais terminava, peguei e dei-lhe uma mão.

Nunca me tendo visto em acção, esta foi mais ou menos a reacção da minha irmã face ao meu Espanhol:


" - Acho que ouvi mais Espanhol nestes cinco minutos do que em todas as aulas que tive..."

Pois é filha, Universidade do Desenrasca, e é se queres.

8 comentários:

  1. Pois, mas eles, cá, deviam falar em Português. Tentar, pelo menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fores a Espanha tentas falar Espanhol? A maioria dos Portugueses de certeza que não mexe uma palha, portanto...

      Eliminar
  2. Enganas-te. :) A esmagadora maioria dos portugueses tenta falar em castelhano quando vai a Espanha. E até cá tentam, com turistas espanhóis, o que é censurável.

    Talvez a tua experiência com algumas pessoas seja diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os turistas espanhóis que aparecem pelo Porto ficam extremamente desagradados quando não encontram guias que falem em Espanhol, e se não falares em Espanhol com eles ficam ofendidos. Já tivemos muitas chatices por causa disso :(

      Eliminar
  3. Olá Mark. Verdade que o português, quando vai ao estrangeiro, fala a língua de lá e quando recebe estrangeiros em Portugal também fala a lingua de lá.
    Tendo a sorte de conhecer muitas culturas posso dizer que se trata mais de burrice e falta de conhecimento de que de orgulho nacional dessas pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, até por que quando há pessoas que apenas sabem dizer coisas simples como "bom dia" ou "boa tarde" elas fazem questão de dizer o pouco que sabem, só para mostrarem que não são completamente incultas no que toca à nossa língua.

      Eliminar
  4. Pois eu, que sou ibérica, falo espanhol e português desde que aprendi a falar. No entanto admito que os portugueses fazem um esforço para falar espanhol mas os espanhóis... 'tá quieto! "No entiendo..." :-)

    ResponderEliminar