quinta-feira, 7 de abril de 2016

Faz-me Espécie...

...  aqueles sítios de emprego que, na sua boa vontade, publicam artigos com títulos tais como:

- 10 dicas para construir o CV
- 10 dicas para construir a carta de apresentação
- 10 discas de como responder à pergunta X


Vamos lá ver uma coisa, se o que está em causa é promover a individualidade da pessoa, então essa pessoa deve seguir as mesmas dicas que são seguidas por outras 1500 pessoas na mesma situação? E não se estarão a esquecer que, assim como as pessoas que procuram emprego vêem tais artigos, também os poderão ver as empresas que recrutam os crentes que seguem tais conselhos? 

Isto faz-me lembrar o conceito de moda daquelas pessoas que compram roupa em lojas acessíveis a toda a gente, esperando marcar a diferença e que depois se ofendem ao verem alguém vestido com a mesma roupa.

3 comentários:

  1. Isso me deixa muito confuso. Psicólogos, analistas de RH dizem uma coisa, esses sites com artigos escritos por "analistas" muito entendidos que só escrevem coisas genéricas dizem outra. O "mercado" nunca se pronuncia sobre o que procura. Os recrutadores já são treinados para descartar currículos que se baseiam nesses sites.(ouvi isso de uma analista de RH). Não há consenso sobre nada. Acho que jogar na loteria e ganhar talvez seja mais provável do que escrever um currículo e alguém lê-lo. Cada vez mais acredito o que realmente faz alguém conseguir emprego é o QI( Quem indica).

    ResponderEliminar
  2. Todas as melhores funções no call Center onde eu trabalho, foi através da cama ou das amizades ehehehehehehehe

    ResponderEliminar
  3. Todos diferentes, mas iguais em algumas coisas, diria eu.

    ResponderEliminar