quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

De Vítima A Inteligente

Lembro-me de em pequenino ter comprado uma VHS do Porky (Looney Toons) em que a certa altura ele dizia a outro personagem, num Português falado por cima do original Inglês:

" - Fizeste a tua cama, agora deita-te nela"

Passados tantos anos, vejo as atitudes em redor da minha pessoa no que a trabalho diz respeito, e é isso mesmo que me apetece dizer, quase como num aviso prematuro.

Há uma urgência de vitimização tão premente que as pessoas se esquecem de que são as primeiras a pôr-se a jeito para levarem um tiro no pé.

E eu, que não atiro nem me coloco a jeito, sou olhado de esguelha por que passo por entre os pingos da chuva sem me molhar.

Nesta vida há que saber quem tem a faca e o queijo na mão. E saber-se que a qualquer momento, pode ser o nosso queijo (literal) a ser cortado. E fazer de tudo para que isso não aconteça, ou que aconteça o mais tardiamente possível. E que fazê-lo sem prejuízo de terceiros não é crime.

É inteligência.
Uns têm, outros não.

2 comentários: