quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Desvalorizando O Stresse

Quanto mais avançams no tempo, de década para década, parece existir a ideia de que, suprimidas algumas falhas da década anterior, as pessoas nascidas na década seguinte têm menos direito de se queixar por, em comparação, serem umas privilegiadas face às que se anteceram.

Eu faço parte da geração de noventa, aquela que, para muitos, foi (e é) uma (senão a) mais mimada.
Quando afirmamos sentir a falta de algo, rapidamente aparece alguém a perguntar, com uma nota de revolta, o que poderá faltar a alguém que tem/teve tudo para que não precisasse de se queixar durante toda a sua vida.

Mas os tempos mudam, e enquanto se taparam alguns buracos, outros tantos se abriram, e ninguém parece dar-se conta disso. E a falta de comunicação ajuda (em muito) para que tal aconteça.

Nestes últimos dias é rara a vez em que durma uma noite inteira. Entro na camioneta de tegresso a casa, e é raro o dia em que não adormeço. Eu, que em mais de dez anos a fazer o mesmo trajecto, sempre permaneci acordado. E não estamos a falar de um excesso de trabalho, visto as coisas andarem super calmas (típica rotina de época baixa) ou problemas pessoais (a minha vida anda pelos ajustes, pelo menos, assim parece).

Assim sendo, quando peço para me ser receitada alguma coisa para a fadiga, as pessoas olham para mim como se estivesse a pedir bolo de aniversário ao apagar as velas num velório. Como se não me fosse permitido queixar-me de algo que sei não estar correcto.

É como diz o ditado, "pimenta no cu dos outros é refresco".

4 comentários:

  1. Horas boas de sono justo, ajuda e muito :)

    ResponderEliminar
  2. Chama-se PDI... Ainda assim, facilmente combatido com os ditos "hábitos de vida saudáveis", alimentação qb, sem ser fast food, 7 a 8 horas de sono, algum desporto ou pelo menos algumas caminhadas para apanhares "ar", um ou 2 amigos para haver comunicação e um amante fará o resto... abraços

    ResponderEliminar
  3. Há momentos da vida em que nos vamos abaixo e andamos mais cansados. Eu não sou muito de me queixar, mas ultimamente estou como tu...não me sinto cansada, apenas com menos energia.

    ResponderEliminar