segunda-feira, 26 de junho de 2017

20 Anos De "Harry Potter"


Lembro-me de que o primeiro livro da saga que tive foi oferecido. E nem sequer era o primeiro, mas sim o quarto volume, "Harry Potter E O Cálice De Fogo". Acabaria, inevitavelmente por pedir aos meus pais para me comprarem o primeiro, vindo a receber uma segunda cópia alguns Natais depois.

Vieram os filmes, e, tirando o primeiro e os dois últimos, achei-os grandes afrontas a quem lia os livros. No entanto acredito que serviram para despertar a curiosidade de alguns para efectivamente lerem as obras.

Encerrada em torno de toda a saga fica a ideia de que, em nenhum momento, o personagem principal é/se assume como, o melhor, o modelo a seguir. Magias à parte, Harry primava sempre por ser uma pessoa como as outras, distanciando-se de todos os estereótipos de estrela que se lhe queriam associar ao longo da trama.

Na altura (e ainda hoje) ninguém lia/lê tal obra à espera de uma masterpiece literária, que em tão tenra idade ninguém saberia identificar. O factor "magia" era suficiente para prender a atenção.
Mais para a frente levantar-se-iam as perguntas que até hoje fazem eco na cabeça de muitos:

" - Se eu descobrisse que era famoso, mesmo pelos piores motivos, manter-me-ia humilde?"

" - Se eu soubesse da existência de alguém cujo objectivo de vida primordial era acabar com a minha vida, enfrentá-lo-ia?"

" - Preferiria enfrentar tal indivíduo sozinho, não aceitando a ajuda de pessoas que me fossem queridas, ou envolveria o máximo de pessoas possível de forma a dar crédito à máxima de quantos mais melhor?"

Embora há tempos tenha comprado os dois volumes que me faltavam para terminar a colecção, confesso que não me vejo a reler a saga nos próximos tempos. Lembro-me de ler "Harry Potter e a Ordem Da Fénix" em três dias, chegando ao cúmulo de o Senhor meu pai me proibir de ler, a medo de que ficasse vesgo dos olhos, de tanto percorrer as páginas. Mas isso eram outros tempos. Tempos que acredito, venham a ser passados por outros miúdos em todo o mundo por mais alguns anos.

1 comentário:

  1. Li a saga tardiamente e senti-me rejuvenescer. Mas o único livro q li em 3 dias foi o Ensaio sobre a cegueira, de Saramago

    ResponderEliminar