segunda-feira, 5 de março de 2018

Exibindo Os Filhos Num Reality Show Social Do Século XXI

Eu (e grande parte das pessoas que estarão a ler este artigo) cresci numa época em que os meus pais ainda me diziam para ter cuidado com as pessoas na internet. Anos volvidos faço agora parte dessas "pessoas da internet" juntamente com outros tantos que já são pais e mães e que não pensam como pensavam os seus progenitores.

Muitas das preocupações que nos eram metidas quase à pancada pelos ouvidos dentro eram infundadas mas outras nem tanto. O medo de darmos a conhecer muito da nossa vida a pessoas que pouco ou nada sabiam de nós era um risco. E continua a sê-lo. Mas deixou de ser perigoso. Passou a ser moda. Uma moda perigosa.

Ora vejámos, eu sou amigo "virtual" de meia dúzia de conterrâneos com quem devo ter trocado meia dúzia de palavras numa passagem rápida pelas ruas desta aldeola. Mas já sei quantas vezes o filho daquela senhora já foi ao hospital. Por que ela fez o favor de dizer a toda a gente a quantidade de vezes que esteve com o filho nas urgências. Com fotos, para inspirar a pena dos visualizadores. O filho da senhora adoeceu devido a causas naturais ou tal poderia ter sido evitado se os pais não fossem negligentes relativamente a certos aspectos da vida da criança? 

Sei que o filho de outra senhora é muito desarrumado por que a mãe, de cada vez que o filho espalha os brinquedos pela sala toda, ao invés de os arrumar tira uma foto para mostrar que o filho é desarrumado. É engraçado. Os filhos das outras pessoas não são desarrumados.

Uma veia antiquada e provocadora que pulsa aqui dentro tem vontade de digitar "tenha vergonha minha senhora, cuide do seu filho em vez de tirar fotos" mas depois penso que actualmente serei mais censurado do que a mãe/mães/pais que tornaram a vida dos seus filhos num verdadeiro "reality show".

No final do dia somos apenas espectadores da destruição da privacidade de uma criança, por que, segundo os pais "o filho é meu e eu educo como quiser".

4 comentários:

  1. Fossem só esses os únicos problemas da humanidade!! eheheheh
    Não stresses com isso que ganhas rugas antes dos 30!

    Beijinho.
    O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook|

    ResponderEliminar
  2. Concordo! Hoje em dia expõe-se imenso nas redes sociais. Existe gente que mete fotos de tudo e mais alguma coisa! Depois existem aquelas que tiram 50 fotos à sua cara, e postam as 50... que enjoo! Enfim.... não há nada a fazer....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas são os primeiros a pedirem privacidade e a alertar terceiros dos perigos de se exporem em tais sítios... Faz o que eu digo, não faças o que eu faço...

      Eliminar