sábado, 18 de fevereiro de 2012

Lana Del Rey - Born To Die [Review]



Data de lançamento: 27/01/2012

Traclist:

01. Born To Die
02. Off To The Races
03. Blue Jeans
04. Video Games
05. Diet Mountain Dew
06. National Anthem
07. Dark Paradise
08. Radio
09. Carmen
10. Million Dollar Man
11. Summertime Sadness 
12. This Is What Makes Us Girls

Lembro-me que, quando coloquei aqui o video de "Born To Die" já o burburinho sobre Lana Del Rey divida meio mundo, entre aqueles que a viam como um escape à pop vulgar e os que a viam como uma boneca fabricada sem qualquer carisma e/ou talento. A relação que tenho com ela é uma mistura das duas após a audição do álbum. A nível vocal Lana não se destaca por ter uma voz poderosa nem sequer agradável ao ouvido no entanto não posso negar que há qualquer coisa de diferente nela, nem que seja mesmo a indiferença com que canta as suas próprias músicas. Lana parece ter sido contratada para cantar um reportório que, embora escrito também por ela, nem parece seu. Faz-me lembrar aquelas cantoras soul que cantam nos cabarés os reportórios de outros e quando terminam, viram costas e vão embora. Ao final do álbum é essa  ai deia que me fica, que Lana acabou o seu reportório emprestado e se foi embora. 
A atmosfera das músicas é deveras interessante, transporta-me para uns anos quarenta, cinquenta, não sei, espero não escrever nenhuma atrocidade mas ela bem podia fazer-se passar por uma Marilyn Monroe dos tempos modernos, não fosse a fraca performer que Lana é ao vivo.



"Money is the anthem
Of success
So before we go out
What's your address?"

"Everytime I close my eyes
It's like a dark paradise
No one compares to you
I'm scared that you won't be waiting on the other side"

Acima ficaram duas das passagens mais interessantes do álbum, embaladas sempre por um instrumental melancólico que me transporta sempre para outro lugar. "This Is What Makes Us Girls" faz-me sempre lembrar "Girls Just Wanna Have Fun" de Cyndi Lauper sem no entanto encontrar no álbum tentativas de colagem a outros artistas com mais talento do que o seu.

Em suma, Lana Del Rey é, como a próprio afirmou numa entrevista, uma cantora de estúdio. No entanto qualquer pessoa pode ser cantora de estúdio [tirando obviamente Rebecca Black] desde que com as pessoas certas. O problema de Lana, a performance das suas músicas, poderá vir a ser o grande impulsionador para que ela consiga adquirir uma identidade que faça valer a pena escutar um segundo álbum, mesmo que ela já tenha feito saber que não irá lançar outro [marketing no seu melhor].
7/10


1 comentário:

  1. Coincidência eu ter entrado no blogger para postar antes de ler os feeds, acabo de falar da Lana e de um jeito diferente, mas o mesmo conteúdo que vc coloca aqui, enfim, concordo com cada palavra :)

    ResponderEliminar