quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Propinas No Ensino Secundário

Uma pessoa já sabe que ensino gratuito em Portugal é uma utopia. O ensino NÃO é gratuito. E agora pelos vistos ainda menos com a ideia de colocarem propinas no ensino secundário. Quando estava a estudar a escolaridade mínima era até ao nono ano mas todos nós sabíamos que com isso não iríamos a lado algum e portanto teríamos de seguir com os nossos estudos para o dito ensino secundário. Segui um curso técnico-profissionalizante, não precisei de comprar livros mas todos os meses pagava uma quantia que, no final do ano, serviria muito bem para comprar os livros de que necessitaria caso frequentasse o ensino regular. Durante a minha licenciatura sempre fui aluno bolseiro mas o dinheiro que me era atribuído não cobria nem de longe as despesas que os meus pais contraíam para me terem a estudar. E atenção, estudei numa Universidade estatal. E acabei por sair do meu mestrado unicamente por razões monetárias, mestrado esse que estava a frequentar na mesma instituição de ensino em que me licenciei.
Portugal é dos países que mais investe na educação segundo se diz em diversos estudos. Para quê? Se investem na educação e depois deixam os alunos formados sem uma âncora? E agora com esta ideia corriqueira de introduzir propinas no ensino secundário fica assente que mais do que querer mandar os jovens embora do país o Governo quer mandá-los pobres e sem instrução.

5 comentários:

  1. Mesmo. É uma vergonha as medidas que estão a tomar.

    ResponderEliminar
  2. Prevejo tempos negros, muito negros!

    ResponderEliminar
  3. É uma tristeza. Eu quando ouvi essa noticia fiquei de boca aberta. É preciso descaramento para sugerir uma coisa dessas!!!!! Espero bem que seja só mais uma ideia triste deste governo circense.

    ResponderEliminar
  4. isto está mesmo muito mau. sendo assim, vai haver muita gente a abandonar o ensino mais cedo... é triste!

    ResponderEliminar
  5. Isto tem muito que se diga.
    Primeiro, há ainda muita gente no ensino público que pode pagar (uma "propina" simbólica) pelos seus estudos. Claro que a maioria não pode, mas penso que se há sase (ou lá como se diz) também haveria restrições para quem havia de pagar esta "taxa".
    Em todo o caso há um problema que se avizinha maior: a constituição. O ensino deve ser gratuito. Se querem que seja pago, então mudem a constituição e façam com que o ensino não seja obrigatório até ao 12º ano como ficou legislado o ano anterior.

    ResponderEliminar