segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Confissões Racistas

Aquando a minha tentativa de leccionar no estrangeiro contactei o meu antigo director de curso, o mui grande José Carlos Miranda [let's workship him]:


[Senhor José, you rule, e agora falo a sério, este Senhor é topo]

que me informou acerca de uma selecção de Professores de Português para [adivinhem só] Timor.


Esta foi a minha reacção imediata a tal proposta, logo na hora. Hoje diz-me a senhora minha minha mãe que se eu não arranjar trabalho tem mesmo ser.
Acho que a senhora não percebeu bem a aversão que eu tenho a pessoas de tal etnia [vá, uma palavra menos má] nem vocês provavelmente mas passo a explicar-me para não ser mal interpretado.
Durante três anos estudei numa escola onde estudavam também diversos alunos cabo-verdianos. Eu chegava à escola às oito e meia da manhã e àquela hora da manhã eles já estavam com os telemóveis aos berros a ouvir kizomba. Melhor início de dia é impossível. Depois existe aquela característica de que os coitados podem até nem ter culpa mas que uma pessoa lhes associa imediatamente: o conhecido cheiro a catinga. Para muitas pessoas pode ser um mero mito, para mim foi uma realidade durante três anos. E não era o único a queixar-me. Se tivéssemos aulas numa sala onde anteriormente tivessem estado alunos cabo-verdianos a primeira coisa que fazíamos era abrir as janelas na eminência de morrermos todos intoxicados caso não o fizéssemos. E se vos serve de consolo para não pensarem que era uma mera extravagância de alunos intolerantes muitas das vezes eram os próprios professores a pedirem para as abrirmos. 
Enfim, foram três anos traumatizantes deste ponto de vista e não quero repetir a experiência por muito dinheiro que me pudessem pagar. Para além do mais quando digo querer emigrar, iria fazê-lo somente para países onde a minha qualidade de vida fosse aumentar e não fosse pior do que aquela que tenho aqui [que visto bem não é má].
Espero que não tenham ficado com uma ideia muito errada da minha pessoa por ser xenófobo, por que tirando isso acho que sou uma pessoa mais ou menos decente. 

4 comentários:

  1. Não sou minimamente xenófoba ou racista mas a mim não me apanhavam em África! Para estar mal fico-me por portugal...de mau a péssimo nem morta!

    ResponderEliminar
  2. Todos temos as nossas implicâncias :)

    ResponderEliminar
  3. I like them! Por acaso só tenho boas experiências...

    Não é que eu não goste da música, só prefiro a Ella.

    ResponderEliminar
  4. Se quiseres vir tentar a tua sorte aqui, ha varias escolas portuguesas a pedirem professores...

    ResponderEliminar