quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Tal Pai, Tal Filho


Há dias publiquei esta imagem no meu Facebook a brincar com o facto de me considerar a mim próprio como alguém cujo feitio não é dos melhores, esperando de alguma forma viver até aos cem anos. Pouco depois uma familiar diz-me que, quanto a mim, não tinha tanta a certeza mas que em relação ao senhor meu pai já poderia afirmar que o mau feitio era uma parte integrante da sua pessoa. E num momento de rara empatia parental, só para não deixar o meu progenitor mal visto, disse que era "tal pai tal filho" ditado em que não acredito mas que é inúmeras vezes dito pela minha mãe.

Diz-se que quando duas pessoas têm feitios iguais acabam por chocar uma com a outra mais vezes do que as que seriam esperadas e a verdade é que estou em constante choque de ideias com o meu pai, mais do que seria recomendado para termos uma relação dita saudável. Mas nunca me vi, nem desejo ver-me, como uma projecção da pessoa dele.

Como já disse aqui não pretendo ter filhos, mas por vezes dou por mim a pensar, caso os tivesse, que tipo de pai eu gostaria de ser para eles. E em nenhum momento me imagino a ser como o meu pai, por muitas coisas boas que encontre nele [e ele tem muitas]. Não que tenha passado momentos difíceis por causa dele, mas há muitas coisas na vida que ainda não fiz e que não faço por sua causa, por me ter deixado enjaular até muito tarde e agora não possuir a capacidade de me libertar sem parecer demasiado plástico ou forçado. Por muito que acredite que na base de toda a protecção está sempre um cuidado tenho sempre medo de poder fazer a um filho meu, caso o tivesse, o que me fizeram a mim e me tornar no tipo de pai que agora digo ser responsável por me ter domado até ao tutano. 

2 comentários:

  1. Ai, tu não me digas??? Mau... querem ver que eu ainda vivo para além os 60 anos??? [o meu instinto felino diz-me que não passo dos 60...]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens de fazer as contas em anos de gata também, não sei quanto é que isso dá :D

      Eliminar