quarta-feira, 14 de agosto de 2013

"A Feira Das Vaidades" - Aquele Livro Que Mudou A Minha Relação Com Os Calhamaços

No ano passado por esta altura eu tinha falado da compra deste livrinho AQUI. Nunca cheguei a terminá-lo mas desde que me tenho privado do meu portátil que me tenho dedicado à leitura do dito desde o início e já tenho inclusive o filme para ver depois. Este livro, sendo um romance histórico, o meu género favorito, conseguiu tornar-se uma das obras mais odiosas que li na vida por reunir uma série de factores que abomino em qualquer género literário.

1) Insistência em gastar quase meia página para enumerar o nome de personagens que nunca mais aparecerão na história e que só servem para confundir uma pessoa.

2) Frases extremamente longas às quais é fácil perder o fio à meada.

3) Histórias paralelas: apesar de as personagens acabarem por estar todas interligadas a certo ponto as suas vidas acabam por deixar de se cruzar decorrendo a acção em mais do que um plano.

4) Consciência de que muitos dos capítulos só lá estão para encher chouriços. Acredito que o valor de uma obra se socorra muito desse tipo de capítulos mas eu dispenso-os por completo.

5) O último ponto não está directamente ligado com a obra mas sim com a tradução. Sendo uma obra que usa e abusa dos estrangeirismos assim como de referências extraliterárias seria bom contar com um background melhor do que aquele dado pela editora Bookit.


Mas é desta que o vou acabar de ler. Para nunca mais lhe voltar a pegar provavelmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário