domingo, 30 de outubro de 2016

Terminadas "As Crónicas De Nárnia"

AVISO: CONTÉM SPOILERS



Eu terminei de ler o último livro da saga sentado no Cais de Gaia. À medida que ia lendo as últimas páginas ia agradecendo o fato de estar sentado por que foi assustador.
Basicamente é-nos revelado no último momento do livro que, quatro das personagens principais (Diggory, Polly, Edmund e Lucy) passaram toda a trama já mortas no nossos mundo, mas vivos em Nárnia, visto este ser o denominado "Paraíso" foram lá parar sem no entanto saberem que estavam mortos.

Falando em Paraíso e rementendo o mesmo quase automaticamente para uma visão católica do mesmo, convém dizer que os paralelismos que foramter feitos entre a figura de Aslan e a de Deus (o Deus Cristão, entenda-se) são ENORMES?

Basicamente passou-se de uma série de livros para crianças para uma comparação de ideologias entre aqueles que acreditam n um Deus verdadeiro e aqueles que acreditam num falso Deus, e do que acontece àqueles que seguem este último. A separação dos animais e das pessoas em frente de uma porta aberta dentro de um estábulo parecia a recriação da Arca de Noé.

Tudo isto (e muito mais) contado numa linguagem quase pueril a apelar à infantilidade tornou tudo muito mais traumatizante.

7 comentários:

  1. Bem, li a primeira frase w depois saltei para os comentários... E ando para ler as crónicas de narnia há muito... Que achaste? Sem spoilers xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não é de todo uma série para crianças, à medida que vais avançando na trilogia a coisa começa a adensar-se, e é engraçado quando vão buscar personagens de livros anteriores e fazem referências aos mesmos.
      Claro que tudo depende do tipo de literatura que costumas ler habitualmente...

      Eliminar
  2. Aviso já que vou spoilar um pouco. O autor das Crónicas, o Sr.Lewis, que era muito amigo do Tolkien e também muito religioso. Essas metáforas que encontras ao logo da saga são propositadas. Aslan é de facto Jesus (lembras-te de ele ser sacrificado na Mesa de Pedra pelo "pecado" do Edmund?) Quanto à Susan focou-se nas coisas materiais e humanos, deixando de acreditar em Aslan, dai nunca ter voltado a Nárnia. Agora morreram todos e foram todos para a Verdadeira Nárnia, o Céu xD Quanto àquele soldado de Calormen, como seguiu se virou para Aslan no fim, embora tenha sido seguidor de Tash, também teve um lugar no Céu.
    As referências estão todas lá e é fascinante reparar nestes pormenores. A própria criação de Nárnia é como a criação do Mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E infelizmente falta-me ler o Guarda Roupa, o Caminheiro da Alvorada e o Cavalo e o seu Rapaz. Um dia talvez ;D Tou confiante que mais tarde ou mais cedo lancem o resto dos filmes

      Eliminar
    2. Por acaso há dias comecei a rever os filmes e parei por que achei muito maus depois de ler os livros xd

      Eliminar